PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS

   

 

 

 

 

Objectivo geral

Conhecer:                                                                                                                                                                       

Sons; vocabulário ou significados de expressões quotidianos de linguagem; verbos; conversação.

Instrutivos

– Aplicar as normas básicas e essenciais da Língua portuguesa;

– Desenvolver a competência pragmática ou comunicativa.

Educativos

– Criar nos profissionais ou recém-formados a capacidade de realizar o acto comunicativo em todos os contextos, adaptando o seu discurso tendo em atenção o meio em que se encontra; a idade, o estatuto social ou económico, o nível académico ou cultural, a hierarquia familiar ou social, as concepções políticas ou religiosas, etc. dos seus interlocutores, primando sempre pelos valores humanísticos e de respeito às diferenças;

Conclusivos

 – Saber ler, escrever e Interpretar.

Destinatários

 

 

Conteúdos

 

1.Formas de tratamento
2.Fórmulas rituais
3.Profissões
4.Nacionalidade
5.Família
6.Casa / partes / mobiliário
7.Refeições
8.Transportes
9.Ocupação de tempos livres
10.Partes do corpo
11.Dias da semana
12.Partes do dia
13.Horas
14.Meses do ano
15.Férias / viagens
16.Alimentação
17.Cidades / trajectos
18.Serviços / lojas
19.Vestuário

Conteúdos gramaticais

Alfabeto português

1.Sílabas

20.Ditongos

22.Tritongos

23.Hiatos

24.Encontros consonânticos

Determinantes
1.Artigo definido
26.Artigo indefinido
27.Demonstrativo
28.Possessivo
29.Interrogativo
30.Nomes (género e número)
31.Adjectivo (género, número, grau comparativo, adjectivo numeral)

Verbos e sua Conjugação

1.Modo: indicativo
2.Tempo: presente; pretérito perfeito e imperfeito; futuro
3.Modo: imperativo
4.Modo: conjuntivo
5.Modo: condicional
6.Verbos regulares / irregulares
7.Usos particulares dos verbos “ser / estar”
8.Usos dos verbos “ ter e ficar”

 Pronome
         1. Pessoal
         2. Demonstrativo
         3. Possessivo
         4. Interrogativo
         5. Relativo

Quantificadores
1. Numeral cardinal
2. Advérbios de tempo e lugar

Preposição
           1. Localização
           2. Situação
           3. Movimento

 

Valências

 

Desenvolver as 4 competências (compreensão oral e escrita, expressão oral e escrita);

Desenvolver as competências comunicativas nos alunos, baseada em tarefas/simulação de situações concretas, apresentando documentos e atividades dos campos profissionais específicos, de modo a confrontar os alunos com as práticas linguísticas;

Oferecer ao aluno recursos linguísticos e culturais necessários para a sua vivência em Angola;

Auxiliar o aluno a adquirir competência comunicativa, não somente por meio do estudo gramatical, mas também da criação de situações de comunicação reais em diversas circunstâncias da vida, as quais são indispensáveis à interação social;

Ensinar a língua portuguesa de maneira a contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos, percebendo suas necessidades e colaborando para a realização de seus objetivos.

Metodologia

Interactiva; expositiva; interrogativa; práticas da leitura e da escrita; trabalhos práticos conjuntos e individuais; dialogo; exercícios; interpretação de noticiários;

 

Avaliação e qualificação

A qualificação, atestada por um diploma e um certificado no final do curso, depende da assiduidade da frequência e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação continua com provas orais, escritas ou de produto final.

SEO

- buy instagram followers

SEO

- buy instagram followers
Kpktoto Togel Resmi