Objectivo geral | Conhecer: Sons; vocabulário ou significados de expressões quotidianos de linguagem; verbos; conversação. Instrutivos – Aplicar as normas básicas e essenciais da Língua portuguesa; – Desenvolver a competência pragmática ou comunicativa. Educativos – Criar nos profissionais ou recém-formados a capacidade de realizar o acto comunicativo em todos os contextos, adaptando o seu discurso tendo em atenção o meio em que se encontra; a idade, o estatuto social ou económico, o nível académico ou cultural, a hierarquia familiar ou social, as concepções políticas ou religiosas, etc. dos seus interlocutores, primando sempre pelos valores humanísticos e de respeito às diferenças; Conclusivos – Saber ler, escrever e Interpretar. |
Destinatários |
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Conteúdos
| 1.Formas de tratamento Conteúdos gramaticais Alfabeto português 1.Sílabas 20.Ditongos 22.Tritongos 23.Hiatos 24.Encontros consonânticos Determinantes Verbos e sua Conjugação 1.Modo: indicativo Pronome Quantificadores Preposição |
Valências
| Desenvolver as 4 competências (compreensão oral e escrita, expressão oral e escrita); Desenvolver as competências comunicativas nos alunos, baseada em tarefas/simulação de situações concretas, apresentando documentos e atividades dos campos profissionais específicos, de modo a confrontar os alunos com as práticas linguísticas; Oferecer ao aluno recursos linguísticos e culturais necessários para a sua vivência em Angola; Auxiliar o aluno a adquirir competência comunicativa, não somente por meio do estudo gramatical, mas também da criação de situações de comunicação reais em diversas circunstâncias da vida, as quais são indispensáveis à interação social; Ensinar a língua portuguesa de maneira a contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos, percebendo suas necessidades e colaborando para a realização de seus objetivos. |
Metodologia | Interactiva; expositiva; interrogativa; práticas da leitura e da escrita; trabalhos práticos conjuntos e individuais; dialogo; exercícios; interpretação de noticiários; |
Avaliação e qualificação | A qualificação, atestada por um diploma e um certificado no final do curso, depende da assiduidade da frequência e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação continua com provas orais, escritas ou de produto final. |