Formação Pedagógica Inicial Para Formadores

Objectivo geral

Formar, Capacitar e habilitar o formador na aprendizagem das técnicas pedagógicas; Inserir o formando na didáctica metodológica e na planificação de aulas para o ensino e aprendizagem;

Destinatários

 

Conteúdos

 

Módulo I- A Educação como Fenómeno Social.

  •  Generalidades.

ü   Surgimento da educação ou Pedagogia;

ü  Sentido Etimológico e Conceitual;

ü  Tipos de Educação;

ü  Educação Informa;

ü  Educação Formal;

ü  As Categorias Fundamentais da Educação ou Pedagogia;

ü  Educação;

ü  Instrução;

ü  Ensino;

ü  Os (4) quatro Pilares Fundamentais da Educação;

ü  Aprender a conhecer;

ü  Aprender a Fazer;

ü  Aprender a Viver juntos;

ü  Aprender a Ser;

ü  Abordagem Sobre a reforma Educativa.

Módulo II- A pedagogia e a Didáctica

ü  Surgimento da pedagogia e a didáctica;

ü  Sentido etimológico e conceitual;

ü  Classificação da pedagogia e a didáctica;

ü  Pedagogia classificação: disciplinas filosóficas, científicas e técnicas;

ü  Didáctica classificação: A didáctica geral e específica;

ü  A motivação e Aprendizagem;

ü  Os componentes do processo de ensino e aprendizagem;

ü  Aquisição de conhecimento e convicções;

ü  Consolidação dos conhecimentos;

ü  Aplicação dos conhecimentos capacidade e habilidades;

ü  Comprovação e avaliação de conhecimentos.

Módulo III- Métodos de ensino e aprendizagem

ü  Introdução e definição;

ü  Condições para selecção dos métodos;

ü  Classificação dos métodos de ensino;

ü  Grupo dos métodos orais;

ü  Grupo dos métodos visuais;

ü  Grupo dos métodos práticos.

Módulo IV- Os meios de ensino

ü  Introdução e definição;

ü  Funções dos meios de ensino;

ü  Classificação dos meios de ensino;

ü  Objectos originais;

ü  Reprodução dos objectos originais;

ü  Representações gráficas, orais e escritas;

ü  Os meios cibernéticos de ensino.

Módulo V- Objetivos de ensino (Educacionais)

ü  Introdução e definição;

ü  Classificação dos objetivos;

ü  Objetivos educacionais ou gerais;

ü  Institucionais ou específicos;

ü  Os objectivos educacionais quanto aos domínios;

ü  Domínio cognitivo;

ü  Domínio afectivo;

ü  Domínio Psico-motor;

ü  Classificação dos verbos para objectivos educacionais/ gerais e instrucionais/ específico;

ü  Grupos dos verbos para determinarem os objectivos educacionais ou gerais;

ü  Grupos dos verbos para determinarem os objectivos institucionais ou específicos.

Módulo VI- Avaliação de Ensino

ü  Introdução e definição;

ü  Tipos de avaliação;

ü  Avaliação diagnostica;

ü  Avaliação contínua ou formativa;

ü  Avaliação somativa;

ü  Sua importância para o processo de ensino e aprendizagem.

Módulo VII- Plano de Aula

ü  Introdução e definição;

ü  Aplicações práticas do plano de aula;

ü  Exercícios práticos para alunos;

ü  Comprovação e avaliação práticas de competências e habilidades na leitura dos planos de aulas;

ü  Apresentação de quatro (4) aulas práticas (saber ser) por cada formando ou aluno.

Valências

 

Metodologia

Expositiva, Demonstrativa, Interpretativa e de Elaboração.

Avaliação e qualificação

A qualificação, atestada por um diploma e um certificado no final do curso, depende da assiduidade da frequência e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação continua com provas orais, escritas ou de produto final.

SEO

- buy instagram followers

SEO

- buy instagram followers
Kpktoto Togel Resmi