Objectivo geral | Formar, Capacitar e habilitar o formador na aprendizagem das técnicas pedagógicas; Inserir o formando na didáctica metodológica e na planificação de aulas para o ensino e aprendizagem; |
Destinatários | |
Conteúdos
| Módulo I- A Educação como Fenómeno Social.
ü Surgimento da educação ou Pedagogia; ü Sentido Etimológico e Conceitual; ü Tipos de Educação; ü Educação Informa; ü Educação Formal; ü As Categorias Fundamentais da Educação ou Pedagogia; ü Educação; ü Instrução; ü Ensino; ü Os (4) quatro Pilares Fundamentais da Educação; ü Aprender a conhecer; ü Aprender a Fazer; ü Aprender a Viver juntos; ü Aprender a Ser; ü Abordagem Sobre a reforma Educativa. Módulo II- A pedagogia e a Didáctica ü Surgimento da pedagogia e a didáctica; ü Sentido etimológico e conceitual; ü Classificação da pedagogia e a didáctica; ü Pedagogia classificação: disciplinas filosóficas, científicas e técnicas; ü Didáctica classificação: A didáctica geral e específica; ü A motivação e Aprendizagem; ü Os componentes do processo de ensino e aprendizagem; ü Aquisição de conhecimento e convicções; ü Consolidação dos conhecimentos; ü Aplicação dos conhecimentos capacidade e habilidades; ü Comprovação e avaliação de conhecimentos. Módulo III- Métodos de ensino e aprendizagem ü Introdução e definição; ü Condições para selecção dos métodos; ü Classificação dos métodos de ensino; ü Grupo dos métodos orais; ü Grupo dos métodos visuais; ü Grupo dos métodos práticos. Módulo IV- Os meios de ensino ü Introdução e definição; ü Funções dos meios de ensino; ü Classificação dos meios de ensino; ü Objectos originais; ü Reprodução dos objectos originais; ü Representações gráficas, orais e escritas; ü Os meios cibernéticos de ensino. Módulo V- Objetivos de ensino (Educacionais) ü Introdução e definição; ü Classificação dos objetivos; ü Objetivos educacionais ou gerais; ü Institucionais ou específicos; ü Os objectivos educacionais quanto aos domínios; ü Domínio cognitivo; ü Domínio afectivo; ü Domínio Psico-motor; ü Classificação dos verbos para objectivos educacionais/ gerais e instrucionais/ específico; ü Grupos dos verbos para determinarem os objectivos educacionais ou gerais; ü Grupos dos verbos para determinarem os objectivos institucionais ou específicos. Módulo VI- Avaliação de Ensino ü Introdução e definição; ü Tipos de avaliação; ü Avaliação diagnostica; ü Avaliação contínua ou formativa; ü Avaliação somativa; ü Sua importância para o processo de ensino e aprendizagem. Módulo VII- Plano de Aula ü Introdução e definição; ü Aplicações práticas do plano de aula; ü Exercícios práticos para alunos; ü Comprovação e avaliação práticas de competências e habilidades na leitura dos planos de aulas; ü Apresentação de quatro (4) aulas práticas (saber ser) por cada formando ou aluno. |
Valências | |
Metodologia | Expositiva, Demonstrativa, Interpretativa e de Elaboração. |
Avaliação e qualificação | A qualificação, atestada por um diploma e um certificado no final do curso, depende da assiduidade da frequência e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação continua com provas orais, escritas ou de produto final. |