Objectivo geral | Identificar os diferentes estilos de reportagem televisiva e aplicar as técnicas de captação de imagem adequadas. |
Destinatários | Jornalistas de televisão que pretendam adquirir competências para a recolha de imagens em reportagem; fotógrafos e profissionais das áreas técnicas e da produção de informação televisiva; candidatos que tenham frequentado o Ateliê de Jornalismo Televisivo do Cenjor e/ou estágios profissionais na área da televisão, e pretendam desenvolver competências como Repórter ENG. |
Conteúdos | 1. O CCD, a objectiva, filtros ND, mic. ambiente, pistas de áudio, gravador e tripé; 2. Balanço de brancos (ajuste da temperatura de cor), acerto dos negros, foco, iris (ou diafragma) e zoom; 3. Dimensão de planos; 4. Planos de corte e planos-sequência; 5. O eixo ou “linha de ombros”, a regra dos 30 graus; 6. Movimentos de câmara; 7. O plano subjetivo; 8. Micro-câmara e câmara-oculta; 9. A regra “dos terços” e outras regras de composição; 10. Confusão dimensional, de bordas e tonal; 11. A iluminação; 12. O som; 13. O vivo, o directo e o falso directo (ou live-on-tape); 14. O depoimento e a entrevista; 15. A conferência de imprensa; 16. Inquéritos de rua (vox pop); 17. Grande reportagem / documentário; 18. Direito à imagem e restrições legais; 19. Trabalho em equipa; 20. Estatuto dos jornalistas; A regra do “bom-senso” – atitude gera atitude. |
Valências | No final do curso, os formandos deverão saber: • Identificar componentes e funções básicas de uma câmara de vídeo; • Usar a linguagem televisiva na captação de imagem; • Aplicar as regras de composição de imagem, valorizando a sensibilidade jornalística; • Adaptar os recursos técnicos de iluminação e captação de som aos condicionalismos do local de reportagem; • Selecionar as tomadas de imagem de acordo com o estilo de reportagem, critérios jornalísticos e enquadramento legal; • Diagnosticar dificuldades, perigos e ameaças presentes no local de reportagem e escolher metodologias adequadas para o sucesso do trabalho. |
Metodologia | Método expositivo, conjugado com a técnica das perguntas, e método activo através da execução de trabalho de grupo, role playing e jogos pedagógicos. |
Avaliação e qualificação | A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação contínua. |