OPERAÇÃO DE CÂMARA DE REPORTAGEM ENG

Objectivo geral

Identificar os diferentes estilos de reportagem televisiva e aplicar as técnicas de captação de imagem adequadas.

Destinatários

Jornalistas de televisão que pretendam adquirir competências para a recolha de imagens em reportagem; fotógrafos e profissionais das áreas técnicas e da produção de informação televisiva; candidatos que tenham frequentado o Ateliê de Jornalismo Televisivo do Cenjor e/ou estágios profissionais na área da televisão, e pretendam desenvolver competências como Repórter ENG.

 

Conteúdos

1.      O CCD, a objectiva, filtros ND, mic. ambiente, pistas de áudio, gravador e tripé;

2.      Balanço de brancos (ajuste da temperatura de cor), acerto dos negros, foco, iris (ou diafragma) e zoom;

3.      Dimensão de planos;

4.      Planos de corte e planos-sequência;

5.      O eixo ou “linha de ombros”, a regra dos 30 graus;

6.      Movimentos de câmara;

7.      O plano subjetivo;

8.      Micro-câmara e câmara-oculta;

9.      A regra “dos terços” e outras regras de composição;

10.  Confusão dimensional, de bordas e tonal;

11.  A iluminação;

12.  O som;

13.  O vivo, o directo e o falso directo (ou live-on-tape);

14.  O depoimento e a entrevista;

15.  A conferência de imprensa;

16.  Inquéritos de rua (vox pop);

17.  Grande reportagem / documentário;

18.  Direito à imagem e restrições legais;

19.  Trabalho em equipa;

20.  Estatuto dos jornalistas;

A regra do “bom-senso” – atitude gera atitude.

Valências

No final do curso, os formandos deverão saber:

• Identificar componentes e funções básicas de uma câmara de vídeo;

• Usar a linguagem televisiva na captação de imagem;

• Aplicar as regras de composição de imagem, valorizando a sensibilidade jornalística;

• Adaptar os recursos técnicos de iluminação e captação de som aos condicionalismos do local de reportagem;

• Selecionar as tomadas de imagem de acordo com o estilo de reportagem, critérios jornalísticos e enquadramento legal;

• Diagnosticar dificuldades, perigos e ameaças presentes no local de reportagem e escolher metodologias adequadas para o sucesso do trabalho.

Metodologia

Método expositivo, conjugado com a técnica das perguntas, e método activo através da execução de trabalho de grupo, role playing e jogos pedagógicos.

 

Avaliação e qualificação

A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação contínua.

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