Objectivo geral |
Partilhar conhecimentos e habilidades no uso formal e informal da Língua Portuguesa, assim como determinados valores humanos. |
Destinatários |
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Conteúdos |
1. A linguagem e alguns conceitos;
2.Acentuação fonética;
3.Regras de acentuação gráfica;
4.Regras de concordância;
5.Regras de colocação dos pronomes pessoais clíticos;
6.Sintaxe dos modos e dos tempos verbais;
7.A linguagem em sociedade:
·Características do código oral;
· Características das mensagens orais: elementos verbais e não verbais da comunicação oral;
·Importância do contexto situacional: o registo adequado, as fórmulas de cortesia;
·Classificação das mensagens orais:
Ø Mensagens espontâneas ou informais (a Conversa);
Ø Mensagens formais colectivas (Colóquio, Mesa Redonda, Debate).
·Conselhos para o sucesso da comunicação:
Ø Transmitir uma ideia a alguém;
Ø Uma conversa realizada com arte;
Ø A necessidade de ouvir, de facto;
Ø Falar com convicção e confiança;
Ø Fazer boas apresentações para grupos;
Ø Retirar o melhor de uma discussão, para tornar as reuniões mais produtivas;
Ø O que deve evitar na exposição oral. |
Valências |
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Metodologia |
Método expositivo participado e interrogativo. Método demonstrativo. Método da descoberta. Jogos pedagógicos. Role play. |
Avaliação e qualificação |
A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação contínua. |