ESTRATÉGIA DE FACEBOOK

          Objectivo geral Preparar os formandos para as exigências que os novos suportes da comunicação vêm colocar. A Internet desenha-se como um meio no qual todos os órgãos relevantes, a nível local e global, estão presentes. Sendo um novo suporte, a rede introduziu uma nova linguagem, como aconteceu, no passado, com a rádio e a televisão. Portanto, a Internet continuará a desenvolver-se como meio de informação distinto dos «mass media» convencionais. Este curso procurará formar profissionais para este novo ambiente de comunicação, colocando a tónica na experiência prática, de modo a permitir aos formandos a capacidade de dominar as especificidades desta rede social, nomeadamente a optimizar a presença orgânica e patrocinada de forma a promover o seu nome, o seu trabalho ou um meio de comunicação onde colaborem. Procurando ainda dar ao formando uma visão tão ampla quanto possível da diversidade das redes sociais, o curso contempla ainda a divulgação de ferramentas externas à rede social, mas que se revelam úteis na prossecução do trabalho neste canal.
Destinatários Profissionais com actividade na Comunicação que tenham um currículo adequado aos objectivos do curso.
            Conteúdos   Noções Gerais de Facebook – Princípios gerais de uma estratégia no Facebook – Tipos de presença na Rede – Etapas de planeamento de uma estratégia Páginas de Facebook – Criação de uma páginas – Configurações gerais – Gestão de conteúdos (tipos de publicações, boas práticas, o algoritmo do Facebook) Anunciar no Facebook – Tipos de publicidade Métricas e Indicadores de Actividade – Métricas ao nível de páginas e post – Interpretação de métricas e criação de relatórios.
      Valências No final do curso, os formandos deverão ter adquirido as seguintes competências: – Compreender a especificidade dos conteúdos para o Facebook; – O que é o alcance orgânico e o alcance patrocinado e como se podem potenciar ambos; – Regras para a utilização da plataforma paga do Facebook e respectivas regras editoriais/legais; – Domínio das principais ferramentas e aplicações externas complementares ao trabalho no Facebook; – Saber delinear uma estratégia de presença nesta rede, nomeadamente construindo um cronograma de conteúdos bem como campanhas de promoção patrocinadas.
    Metodologia Formação em ambiente presencial, em sala, assente numa organização sequencial lógica, funcional, e online, em sessões síncronas; Nas sessões teórico-práticas presenciais, recurso aos métodos: expositivo (participado), interrogativo, demonstrativo e case-study; Trabalho prático com base na construção de uma estratégia de Facebook.
  Avaliação e qualificação A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação contínua.

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