Objectivo geral |
Conferir competências no âmbito da escrita para suportes digitais. |
Destinatários |
Pessoas com actividade na Comunicação Social que tenham um currículo adequado aos objectivos do curso. |
Conteúdos
|
As linguagens do digital: texto, som, imagem fixa, vídeo, infografia
O texto como conteúdo
Comportamento do cibernauta: estudos e investigações
Conceito de usabilidade
Texto e hipertexto
Estratificação da informação na Web
Escrita por blocos e pirâmide invertida
Técnicas redactoriais: novos formatos (exemplos: Twitter e Vídeo Blog)
Titulagem e legendagem
Escrita para outros suportes multimédia (exemplo: Mobile Jornalismo)
HTML básico
Backoffices de sites informativos
Exercícios de consolidação. |
Valências |
No final do curso, os formandos deverão ter adquirido competências no âmbito da escrita para suportes digitais. |
Metodologia |
O curso decorre em sessões teórico-práticas com recurso aos métodos expositivo (participado), interrogativo, demonstrativo e estudo de casos. O curso inclui um trabalho prático com base na descoberta e role-playing. |
Avaliação e qualificação |
A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a acção formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação contínua. |