Objectivo geral |
Formar secretárias executivas e desenvolver competências e habilidades em matérias de secretariado executivo no âmbito das empresas públicas e privadas. |
Destinatários |
Capacitar e habilitar o formando a conduzir eventos, utilizando técnicas de apresentação, postura e recursos vocais para atuar como mestre de cerimônias. |
Conteúdos |
Conteúdos 1ª Unidade: FUNDAMENTAÇAO TEORICA
- Origem do Secretariado
- Tipos de Secretariado ~
- Funções do Secretariado
- Qualidades morais e profissionais requeridas em Secretariado
- Sistemas de organização de secretariado A organização da Agenda
- Critérios para marcação de reuniões e entrevistas para o público
2ª Unidade: PROTOCOLO EMPRESARIAL
- Ritual das apresentações
- Acolhimento dos visitantes
- Encaminhamento dos visitantes
- Despedidas
3ª Unidade: DESENVOLVIMENTO PESSOAL DE SECRETÁRIA COMO SER HUMANO
- Cuidados com o corpo, – Higiene corporal
- Postura Comportamental
- Gestos, a forma de andar, sentar, cruzar as pernas etc.
- Assédio sexual
- Acessórios de beleza-joias, bijuterias, o uso de perfume, o uso das unhas, o corte de cabelo etc.
4ª Unidade: AS GRANDES REUNIÕES
- Aprovação da acta
- Mesa de condução de trabalhos
- Votação e sentido de voto
- Acta
- Seminários, conferência de imprensa, simpósio, mesa redonda, fórum
- Congresso, painel, comité, mesa redonda etc.
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Valências |
Identificar as principais funções do secretariado e a necessidade atual de uma atitude multifuncional e proativa nas empresas;
Reconhecer o papel do secretariado na imagem das empresas/instituições; Desenvolver competências e responsabilidades na organização e gestão do trabalho administrativo;
Aplicar técnicas eficazes de organização e gestão de tempo na realização das tarefas;
Executar a gestão documental, criar e otimizar o arquivo;
Entender a importância da comunicação assertiva e dominar as técnicas de atendimento pessoal e telefónico; Saber Organizar Eventos: reuniões, viagens, almoços;
Aplicar as normas protocolares no contexto empresarial;
Desenvolver linguagem e comunicação empresarial em língua inglesa. |
Metodologia |
Expositiva, Demonstrativa, Interpretativa e de Elaboração.
Avaliação e qualificação A qualificação, atestada por um diploma e um certificado no final do curso, depende da assiduidade da frequência e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação continua com provas orais, escritas ou de produto final. |