Objectivo geral |
Formar, capacitar e habilitar os líderes, gestores empreendedores nas matérias de administração de empresas, chefia e liderança. |
Conteúdos
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Capítulo I
Introdução à administração
1.Definição de Administração
2.As Quatro Funções da Administração (planear, organizar, liderar e controlar).
3.Desempenho Organizacional.
4.Habilidades Administrativas (conceituais, humanas e técnicas).
6.Tipos de Administração (diferenças verticais e horizontais).
7.Como ser um Gerente (actividades e papéis do administrador).
Capítulo II
Introdução à liderança
1.Introdução
2.Definições de Liderança
3.O processo de Formação do Líder
4.Perfil do líder
5.O líder e seu Papel na Organização
6.Tipos de Liderança
7.Liderança Autocrática e Liderança Coerciva
8.Liderança Orientada e Liderança Liberal
9.Liderança Controladora e Liderança Democrática
10.Liderança Carismática
11.A eficácia da liderança
12.Dificuldade e Desafios de Liderança
13.Características do Líder
14.Características Diferenciadoras Entre Gerentes e Lideres
15.Motivação
16.Ciclo da Motivação
17.Teorias da Motivação no Trabalho
18.Factores de Motivação
19.O Significado da Motivação no Trabalho
20. Factores Motivacionais que Contribuem para o Alcance dos Resultados. |
Valências |
Desenvolver competências no aluno para aplicar diferentes estratégias de liderança;
Praticar a liderança situacional, utilizar técnicas de dinâmica de grupos, táticas de coaching e realizar feedbacks e feedforward com assertividade; Transformar a chefia em liderança, com técnicas de gestão de pessoas, desenvolvimento de equipes e motivação. |
Metodologia |
Expositiva, Demonstrativa, Interpretativa e Elaboração. |