Objectivo geral | Formar, capacitar e habilitar o formando na aprendizagem das técnicas de apresentação de conteúdos, narração, animação de espaços de entretenimento, programas de opinião, educativos, etc |
Destinatários | |
Conteúdos | Módulo I - Técnicas de locução e Apresentação
- Planeamento;
- Sumário executivo;
- Análise do ambiente linguísticoenvolvente
- Identificação dos vícios da linguagem resultante da influência da língua materna
- Fonologia, fonética, pronúncia herdada no latim,grego e outros neologismos;
- Cacofonia e outros defeitos a evitar na comunicação;
- Diferença entre leitura e locução;
- Construção frásica ( tipo de frase) forma afirmativa e negatia;
- A importância do domínio da língua na comunicação;
- Flexões e regências verbais, pronominalização;
- Regencia verbais;
- Postura e linguagem a adoptar na comunicação;
- Domínio do teleponto;
- Figurino adequado ao apresentador de TV;
- O gesto, articulação das mãos, a simpatia e olhar do apresentador (repórter)
- Escopo da comunicação.
Módulo II - Práticas de locução para entretennimento na Rádio na TV;
- Práticas de locução para notícia/ narração na Rádio na TV;
- Apresentação de programas:
- Entretenimento
- Notícias
- Síntese informativo
- Magazines
- Editorial
- Anúncios
- Nota fúnebre e outros serviços de utilidade pública
- Locução de continuidade.
Módulo III – Avaliação final. |
Valências | Capacidade de pôr em pratica os conhecimentos adquiridos; Garantir a eficácia e eficiência no desempenho das suas funções no âmbito do processo de abordagem de questões ligadas à comunicação. |
Metodologia | Expositiva, Demonstrativa, interpretativa, Elaborativa. |
Avaliação e qualificação | A qualificação, atestada por um diploma e um certificado no final do curso, depende da assiduidade da frequência e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação continua com provas orais, escritas ou de produto final. |