Objectivo geral |
Familiarizar os formandos com a necessidade absoluta de se prepararem adequadamente antes de fazerem as perguntas e ouvirem as respostas. |
Destinatários |
Pessoas com atividade na Comunicação Social que tenham um currículo adequado aos seus objetivos. |
Conteúdos |
Preparação da entrevista.
O papel do entrevistador.
Perguntas & Perguntas.
Motivar o entrevistado.
Controlar a incontinência oral.
Entrevista no terreno. |
Valências |
• Saber ouvir é a aptidão mais valiosa que o entrevistador pode adquirir;
• O jornalista não se substitui ao entrevistado, cujas palavras são o que conta para o ouvinte;
• O entrevistador nunca é protagonista: é uma testemunha profissional em situação privilegiada;
• O jornalista sério e eficaz faz perguntas pertinentes: não arma ratoeiras para “apanhar” o entrevistado;
• Abordar o entrevistado com correção e cordialidade é meio caminho andado para um trabalho final de qualidade;
• A impresciência do jornalista pode ter consequências graves: pesquise o tema e o entrevistado;
• As perguntas devem ser tão claras, precisas e curtas quanto possível. |
Metodologia |
O curso decorre utilizando o método expositivo participado para as noções teóricas, complementado por exercícios práticos e role-playing. |
Avaliação e qualificação |
A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação contínua. |