A ENTREVISTA EM RÁDIO

Objectivo geral Familiarizar os formandos com a necessidade absoluta de se prepararem adequadamente antes de fazerem as perguntas e ouvirem as respostas.
Destinatários Pessoas com atividade na Comunicação Social que tenham um currículo adequado aos seus objetivos.
  Conteúdos Preparação da entrevista. O papel do entrevistador. Perguntas & Perguntas. Motivar o entrevistado. Controlar a incontinência oral. Entrevista no terreno.
Valências  • Saber ouvir é a aptidão mais valiosa que o entrevistador pode adquirir; • O jornalista não se substitui ao entrevistado, cujas palavras são o que conta para o ouvinte; • O entrevistador nunca é protagonista: é uma testemunha profissional em situação privilegiada; • O jornalista sério e eficaz faz perguntas pertinentes: não arma ratoeiras para “apanhar” o entrevistado; • Abordar o entrevistado com correção e cordialidade é meio caminho andado para um trabalho final de qualidade; • A impresciência do jornalista pode ter consequências graves: pesquise o tema e o entrevistado; • As perguntas devem ser tão claras, precisas e curtas quanto possível.
Metodologia O curso decorre utilizando o método expositivo participado para as noções teóricas, complementado por exercícios práticos e role-playing.
  Avaliação e qualificação A qualificação, atestada por um diploma no final do curso, depende da assiduidade da frequência – a ação formativa implica, pela sua própria natureza, a presença dos formandos – e do nível de desempenho dos formandos ao longo do curso, num processo de avaliação contínua.

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